background

domingo, 4 de dezembro de 2011

Falsa cheesecake com amoras

Um doce que comi nos EUA e me impressionei de tão boa, foi uma cheesecake.
Procurando pela net afora, vi que este doce nasceu na Grecia antiga, e se popularizou nos EUA, principalmente em Nova Iorque. A receita basicamente vai quase 500g de cream cheese, sourcream, açucar, ovos e creme de leite fresco. Mas ainda vou fazer um, mas a partir de um cream cheese caseiro, uma solução mais barata e mais saudavel.

Historias à parte, fui inventar de fazer este doce na sexta feira, pro churrasco de almoço do sabadão.
Correria, depois do trabalho, fazer duas sobremesas não é mole não. Vinte pessoas não é pouco, então só o pavê não ia dar. Corre pra la, faço o creme do pavê e deixo esfriar. Corre pra cá, pico as lichias em calda. Paro pra jantar. A cozinha tá uma zona, panelas com comida quente e potes de salada lavada e outras com legumes cozidos no vapor em meio da montagem do pavê e ainda tenho que colocar as amêndoas pra dar uma leve tostada para também colocar no pavê. A pia vai enchendo....volto pra montar de vez o pavê. OK, já esta pronto pra esfriar e depois colocar na geladeira. Menos uma.

A cozinha esta horrorosamente bagunçada. Odeio isso! Mas vamo que vamo, guardo os potes de salada, arrumo a mesa e vamos fazer a cheesecake. Mas cadê minha forma de anel removivel?? Ihhh...tá na casa da mamis! Ai, lá vou eu, pegar o carro e ir até mamãe, que felizmente mora praticamente na rua de trás, mas que sem carro não é facil não subir morros a essa hora da noite. Em vinte minutos estou de volta, pego o liquidificador e por que diabos não funciona? Mexo aqui, mexo ali, ah, a setinha da base tem que coincidir com a do copo. Finalmente coloco tudo la dentro, leite, leite condensado, ovos e ricota. Ligo o aparelho e me desligo um pouco, vou pensar em picar o resto da ricota. Em alguns segundos, não vejo que o liquido esta escorrendo pela base. Ahhhh!! Meu deus, não apertei direito a rosca da lamina! Formou-se uma pocinha de liquido doce na pia e a base do liquidificador parecia um bolo recebendo uma calda por cima, escorrendo pelos lados. Tudo que menos queria era trabalho pra fazer isso...será que vai dar certo? Parte do doce foi embora. Tirei o copo da base, tentei apertar mais um pouco, mas não deu muito certo. Continuou a escorrer um pouco, mas tudo bem, não precisava ficar bantendo uma eternidade. Apenas para misturar bem os ingredientes.

Coloco em cima da base de biscoitos e vamos pro forno, por favor!
Torta no forno, hora de arrumar a cozinha finalmente.



Falsa cheesecake com amoras

- 1 pacote de biscoito de aveia
- 50g de manteiga derretida
- canela em pó a gosto
- 500g de ricota
- 1 lata de leite condensado
- mesma medida da lata de leite
- 4 ovos medios
- 1 colher sobremesa de essencia de baunilha
- amoras congeladas para enfeitar

Forno pré- aquecido 180º

Prepare primeiro a base de biscoitos:
Bata no liquidificador os biscpitos até ficarem uma farofinha. Derreta a manteiga e misture com os biscoitos, até umedecer e ficar como paçoca, acrescente a canela em pó. Aperte essa mistura no fundo de uma assadeira redonda de uns 20cm diametro, com anel removivel. Reserve.

Bata no liquidificador os ingredientes restantes menos as amoras. Não precisa bater muito, certifique-se que tudo esteja bem misturado. Jogue em cima da base de biscoito. Agora coloque as amoras em cima da massa, com cuidado para que não vá para o fundo. Coloque a assadeira em cima de outra, para certificar-se que não vá escorrer nada pelo anel removivel.

Coloque no forno e deixe até firmar. O ponto será quando o centro estiver meio molinho ainda. Depois que esfriar a torta se firma.

Resumo da ópera: deu super certo, o pessoal gostou bastante! E eu fiquei aliviada...

4 comentários:

  1. Inessa, fiquei aqui roendo as unhas lendo toda a sua aventura na cozinha! rss Tbm começo a ficar meio na neura quando a pia fica lotada, a mesa suja... afff não consigo pensar direito! rsss
    Mas felizmente tudo deu certo no final e as sobremesas deram certo! O cheesecake parece delicioso mas fiquei curiosa em ver o pavê tbm!
    Bjss e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  2. hehe...foi um dia e tanto, duas sobremesas assim...agora o pavê ficou normalzinho, fiz a receita basica e somente recheei com as lichias e amendoas douradas!rs Não tirei foto porque a nova assadeira que comprei era muito grande pra quantidade do pavê! Na proxima eu publico e tiro umas fotos! bjao

    ResponderExcluir
  3. Bom. a "tortura" agora tem endereço certo!!! Quer sofrer? Quer calcular quantos kms tem que rodar pra ter direito a tudo isso? É só vir aqui! Fácil! Larica certa! Tem que por proteção plaástica sobre o teclado! Rsrsrs! Tá muito bom o blog!

    ResponderExcluir
  4. Carlos! hahaha que bom que gostou do blog! com certeza larica total para as corridas! venha sempre visitar!

    ResponderExcluir

Leia estes aqui também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...