background

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Pão de férias ou pão com amendoas

Enfim estou de ferias!
Como é bom ter bastante tempo pra mim mesma, fazer o que gosto: cozinhar e correr!

Meu pão da semana estava no fim, ou melhor, estava secando devido a este tempo quente e seco. Comprei um pão enorme de centeio do Oliver Anquier e durante a semana ele foi ficando duro...nao tive tempo suficiente de traça-lo inteiro e acho que vai virar farinha de rosca! Está pura torrada.

Ok, como consegui entregar meu projeto antes do tempo previsto, deu tempo de assar esse pão cuja receita peguei aqui e fiz algumas adaptações.





Pão de férias ou pão com amêndoas 

1 xicara de farinha de trigo
1/2 xicara de centeio
3/4 de xícara de farinha integral
1 pacote de 10g de fermento de pão granulado
1 xícara de leite morno
1/4 de xícara de mel
1/4 de xícara de azeite de oliva
1/2 xicara de amendoas em pedacinhos douradas no forno
sal a gosto

No bowl da batedeira, misturei as farinhas e o sal, abri uma cova no meio e coloquei o leite misturado com o fermento e depois o mel e o azeite. Use o gancho para bater a massa. Bati durante alguns minutinhos até que ficasse uma bola meio pegajosa. Precisei adicionar um pouco de farinha integral até que ficasse no ponto. Cobri com um pano e deixei que dobrasse de tamanho. 

Tire o ar da massa dando uns soquinhos, coloque as amêndoas e sove mais um pouco até incorporar na massa. 
Faça uma bola novamente e deixe numa forma de pão de 10x20cm. deixe crescer novamente até dobrar de tamanho.

Asse em forno 180 graus. Por uns 30-40 minutos. O ponto do pão é quando tamborilar os dedos nele, sentir um som oco. Esta pronto!

Adoro a pontinha do pão!


4 comentários:

  1. O teu pão é pra conde francês! Pô, o meu, pobrezinho, só vai as farinhas, o fermento, o açúcar mascavo e olhe lá! E muita reza pra crescer e os gatos não dormirem em cima da massa coberta com pano! Já aconteceu! Porque é quentinho! E olha que não joguei a massa fora! Vou desperdiçar? Não sei porquê mas nesse dia o pão ficou joia! Rsrsrs! Mas voltando a falar sério, é que o pão assim mais simples serve de base pra massa de pizza. Fica uma pizza de massa integral. No meu ainda vario um pouco colocando farelo de trigo e/ou linhaça. Mas vou fazer esse seu pão um dia, e vou colocar castanhas do pará!

    ResponderExcluir
  2. Opa Carlos, pode fazer sim variando a receita, mas esse pão que vc fez tipo australiano deve ser bom mesmo. Adoro aquele pão do outback! Depois me conta como ficou. Agora pizza eu acho que prefiro comer fora, por que o forno a lenha é tudo pra ficar com aquele gostinho tipico ne?

    ResponderExcluir
  3. Inessa, teu pão tá com cara de padaria! Lindão! Essa pontinha eu gosto tbm mas só recém assado porque depois de frio fica muito massudo! rss

    ResponderExcluir
  4. Oi Akemi! Acho que foi o primeiro que ficou assim com uma cara legal! rs Bom, pelo o menos foi aprovado aqui em casa pelo Beto, minha mae e irma!
    A pontinha realmente é melhor comer assim que assou, fica mais crocante, depois fica massudinho mesmo!

    ResponderExcluir

Leia estes aqui também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget