background

sexta-feira, 22 de março de 2013

Tokyo - Mercado Tsukiji e o melhor sushi da minha vida

Dia seguinte a nossa chegada, acordei cedo ( corri na academia do hotel para não perder o costume ) e rapidamente me aprontei e chamei o marido para sairmos logo do hotel. Gostaríamos muito de poder conseguir acordar mais cedo, antes das 4h para poder observar o leilão de atum, mas como estavamos bem cansados por conta da viagem à China, decidimos descansar mais um pouquinho.

Tomamos o metrô e fomos para o incrivel Mercado de peixes Tsukiji, localizado na regiao central de Tóquio. Chegamos por volta das 11h, muitos turistas e japoneses já estavam chegando para almoçar nos restaurantes do mercado.



Antes de escolher um lugar para comer, passeamos pelas ruas estreitas do mercado onde podemos encontrar pequenas lojas que vendem desde temperos, tsukemonos ( conservas ), legumes até facas para sashimi e para cortes de peixes. Fiquei na secura para levar muitas facas, mas com medo de me pegarem na alfandega do Brasil, deixei pra lá.

edamame ou soja verde, amo!
muitas verduras que nunca havia visto e o Wasabi fresco ali no
lado esquerdo ao alto com a placa indicando o valor 180

Facas e utensílios para limpar peixe. Que vontade de levar tudo!

Não tinhamos um restaurante escolhido, fomos mais pelos preços e pelo numero de gente fazendo fila nas portas. Como não queriamos demorar muito comendo, escolhemos uma fila um pouco menor e aguardamos aproximadamente 40 minutos.

Conhecemos 3 brasileiros descendentes de japoneses que estavam atrás de nós. Os três decasseguis estavam visitando Toquio depois de um bom tempo já trabalhando e morando no Japão. Não me lembro qual cidade moravam, mas eram no interior. 



neste, a fila estava imensa! Devia ser muito bom.
Haviam restaurantes que não serviam sushi e sashimi. Haviam placas dizendo NO SUSHI ! e serviam tepan, udon etc.
Aqui nesta rua muitos restaurantes.
Escolhemos o restaurante Umai Sushikan, com uma fila razoável de espera. 
Enquanto aguardávamos, já escolhemos nossos pratos através das fotos acima da entrada, salivando.



O lugar é bem pequenino, algumas mesas para sentar e balcão. Acho que no maximo cabiam umas 20 pessoas! Apesar disso, chama a atenção para a extrema limpeza, bom serviço e ambiente bem iluminado. 
Nos sentamos no balcão, para apreciar os peixes e a movimentação dos cozinheiros e sushimans.


Logo que nos acomodamos, serviram ochá e a toalhinha para limpeza das mãos. O chá estava delicioso.


Alguns minutos depois, nos serviram misoshiro ( eu costumo falar otsukê, minha avó chamava a sopa de miso dessa forma ) delicioso e quentinho, com vongoles e tofu. Marido não curte muito e eu tomei metade da dele!! 

Mais alguns minutinhos, chegaram nossos pratos. Como não tinhamos noção da quantidade de comida, pedimos 3 pratos!! Ainda bem que não tinhamos tomado cafe da manha e fizemos desta refeição um brunch muito caprichado.

O set de sushi foi do marido, nao me lembro dos tipos de peixes, mas com certeza tinha atum, uni, ovas de salmão e omelete japonesa. Estava simplesmente maravilhoso e fresquissimo! 


O meu foi um tirashizushi de salmão: super caprichado com bastante gohan no fundo do ochawan, coberto com sushi de salmão, ovas e saladinha de maionese e alface. Ah, tamagoyaki também! Amo.


Para finalizar, unagui domburi ! Nossa....sem palavras....enguia grelhada teriaki com muita alga nori crocante por cima. A melhor que ja comi! 


Saimos rolando do restaurante partindo para proximo passeio! 
Só para terem noção passamos o dia sem fome alguma, sem direito a lanche!

うまい鮨勘(Umai Sushi Kan)
〒104-0045 5-2-1 Tsukiji, Chuo-ku, Tokyo Tsukiji Fish Market (in the No.4)
〒104-0045東京都中央區築地5-2-1 築地市場内4號館
Tel: 03-3541-2458


2 comentários:

  1. Pena não ter conhecido Tsukiji, mas na época em que fui, não era muito chegada em peixe cru, unagui, comida japonesa em geral... Hoje seria bem diferente... E como!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karen! ouxa vida...temos épocas nas nossas vidas não? Algum tempo atrás eu não ligava para experimentar coisas tipicas de cada lugar que ia visitar. Ainda bem que mudamos ne?

      Excluir

Leia estes aqui também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...