background

segunda-feira, 18 de março de 2013

Bolo fofinho integral de citricos

Hoje temos mais uma receita facinho da Akemi, que por sua vez viu no blog da Rosana! Copiei da Akemi e fiz minhas adaptações.

Este bolo, semi integral já que usamos farinha branca em maior quantidade que a integral fica super fofinho!! Delicioso para comer acompanhado de um chazinho quentinho, principalmente porque aqui em SP esta fazendo um friozinho chato acompanhado de uma garoazinha...

Comprei esta forma de angel food cake lá naquela viagem pro Chile/Santiago que contei uns posts atrás e decidi testá-la para ver se realmente meu bolo ficava tão fofo quanto aqueles comprados. E não é que deu certo? 

Como vocês podem ver, o bolo cresceu muito, pois a forma da receita é bem maior que a minha. Tentei reduzir a receita para 80% de todos os ingredientes, mas mesmo assim cresceu bastante. Acho que da proxima vez farei meia receita.

A forma é da Wilton, 7 polegadas.

Bolo fofinho integral de cítricos ( receita inteira )

* xícara medida de 240ml

250ml de suco natural de laranja
6 ovos grandes
1 xícara de açúcar (220g)
¾ xícara de farinha de trigo (120g)
2 colheres (sopa) de amido de milho (20g)
½ xícara de farinha de trigo integral (70g)
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de raspas de laranja e limão

Coloque o suco numa panelinha e leve ao fogo. Deixe ferver até reduzir pela metade (cerca de 10 minutos). Deixe esfriar.
Pré-aqueça o forno a 180˚C.
Peneire as farinhas com o amido de milho, sal e canela em pó.
Bata as gemas com METADE do açúcar até ficar esbranquiçado. Junte o suco e as raspas e bata em baixa velocidade. Desligue a batedeira e peneire os ingredientes secos mais uma vez sobre a gemada. Bata em velocidade baixa só para incorporar, não bata demais.
Lave e enxugue muito bem as pás da batedeira.
Coloque as claras numa outra tigela limpa e bata até espumar. Vá adicionando o restante do açúcar aos poucos e bata até formar um merengue firme tomando cuidado para não bater demais e correr o risco de ressecar o merengue.
Despeje ⅓ do merengue na massa e misture com espátula delicadamente. Depois de incorporado, despeje a massa no restante do merengue. Misture com espátula de baixo para cima, com cuidado até ficar homogêneo. Despeje a massa numa forma de furo central (28 ou 30cm) SEM untar. Nivele a superfície e leve ao forno.
Deixe assar por cerca de 50 minutos a 1 hora. Faça o teste do palito. Espete no meio e se sair limpo está ok.
Logo que tirar do forno, coloque o bolo de cabeça para baixo e deixe assim até esfriar. Isso é para o bolo não murchar e afundar.
Depois de frio, desenforme o bolo com a ajuda de uma espátula ou faquinha de ponta arredondada, passando em toda a volta e no furo central.


Cresceu tanto...não resisto a essas casquinhas douradas assim que o bolo assa, fico beliscando o bolo! rs
 Acerto o topo do bolo para ficar nivelado assim no prato.



Agora é só comer!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia estes aqui também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...