background

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Geleia de jabuticaba

Primavera...época de jabuticabas!
Ganhei um sacão com um monte delas, grandes e doces que vem de um pé plantado no quintal da casa da minha sogra. Estimamos que tenha uns 10 anos de vida e bebe muita água!
De acordo com a sogra, a água é fundamental para que dê muitos frutos.



Como não ia dar conta de comer todas sozinha e também levando-se em conta que elas são muito perecíveis, resolvi dar metade pra minha mãe e metade ficou comigo. Aproveitei pra fazer geleia de uma receita daqui:

Geleia de Jabuticaba

- 2 kg de jabuticabas bem maduras, inteiras e lavadas
- 1 litro de agua
- 600g de açucar cristal

Numa panela grande e funda, colocar as jabuticabas e amassar com as costas de uma concha ou com as mãos mesmo. Acrescente agua e coloque pra ferver até que fiquem macias e todas estejam estouradas.


Coe o caldo numa peneira grossa e depois numa fina. Volte o caldo para a panela e acrescente o açucar. Mexa e coloque em fogo alto e quando ferver, abaixe o fogo. Vá retirando a espuma que for formando. Não precisa mexer o caldo.


O ponto vi assim: quando puxando a colher do caldo, as gotas que caem dela serão mais dificeis de escorrer.


Parecerá um xarope com uma coloração muito escura.
Coloque em potes de vidro e tampa esterelizados em agua fervente durante 10 minutos. Com os potes ainda quentes, coloque a geleia e tampe ainda quentes. Assim que esfriar guarde na geladeira. Estará no ponto em 2 dias.

Se voce nao tiver balança:
- a porção de jabuticabas que voce tiver
- agua o suficiente para cobri-las
Seguir procedimento acima.
Para saber quanto colocar de açúcar, colocar o caldo da primeira fervura num recipiente de vidro para que se possa ver o nivel do caldo. A metade desta medida será a sua medida de açucar cristal.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia estes aqui também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget