background

domingo, 13 de novembro de 2011

Pão de forma integral caseiro

Sabe, estou me convencendo a fazer pão em casa. Pra mim, muitos pães integrais que encontramos nos supermercados não têm aquele gostinho bom do assado em casa, alem de terem conservantes e aromatizantes em sua composição.

O grande problema é o tempo, o pão tem toda aquela espera pra crescer 2 vezes e tal, tem que ter tempo e como esses dias estou bem atarefada com meus projetos arquitetônicos, acabo comprando no super mesmo =(

Sabado passado foi um dia pra ter tempo, com o marido que não queria sair por causa do dente siso retirado, tive todo sabado pra descansar e fazer pão! Adaptei a receita daqui.


Pão integral


- 250g farinha branca ( usei da normal mesmo, a receita pedia metade de grano duro )
- 250g farinha integral
- 1/2 pacotinho de fermento biologico seco
- 2 colheres de sopa de linhaça
- 50ml de suco de laranja
- 300ml água morna
- 1/2 colher de sopa de sal ( pode ser a gosto )

Misture 150g de farinha branca com o fermento e a agua morna. Deixe em repouso 20 a 30minutos até espumar ( esponja ). Coloquei numa bacia o resto das farinhas misturei e fiz uma cova no centro colocando o fermento e o suco. Sovar durante 15 minutos, até ficar liso e macio. Esta massa não deve grudar muito nas mãos, se precisar adicione mais farinha ou água. Unte um bowl com oleo e deixe a massa ai descansando até dobrar de volume. Eu deixei 1h aproximadamente.
Retirar o ar da massa dando uns soquinhos com punho fechado. Abrir em retangulo e enrolar a massa como rocambole e colocar numa forma para pão de 1L, untada e enfarinhada. Cobrir com uma toalha de prato e deixar crescer novamente até dobrar de volume.
Assar em forno 250° por 5 minutos e depois baixar pra 200° por mais 45 minutos ou até dourar.
O ponto deve ser testado ainda quente, tomando cuidado! Retire o pão e bata com as pontas dos dedos no fundo do pão, o som deve ser oco.
Deixe esfriar em grade. Isto evita que o fundo do pão fique úmido.





Massa crescida pronta pra assar!

Esfriando na grade


Quentinho com manteiguinha derretendo pra acompanhar uma sopinha de alho poró!


3 comentários:

  1. Seu blog é muito legal...ja coloquei na barra do Favoritos...tem tudo o que a gente gosta e precisa de um jeito muito simples e rápido...Parabéns....Valeu mesmo.Um grande abraço e Deus de abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leria, tudo bem? Muito obrigada por me acompanhar, qualquer sugestão me fale ok?
      abraços,
      Inessa

      Excluir
  2. Seu blog é muito legal...ja coloquei na barra do Favoritos...tem tudo o que a gente gosta e precisa de um jeito muito simples e rápido...Parabéns....Valeu mesmo.Um grande abraço e Deus de abençoe.

    ResponderExcluir

Leia estes aqui também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...