Muito importante para atletas e não atletas!
Não se esqueçam de se hidratar!!
Não se esqueça de beber água, correndo ou não
Treinadores, nutricionistas e médicos são pródigos em recomendar ao corredor a ingestão de bastante água, mas nem sempre a gente cumpre o prometido. As lides do dia a dia, o trabalho, as precoupações fazem com que a gente acabe esquecendo de ir até o bebedouro ou de encher a garrafinha mais uma vez.
Ao fazer isso, o corredor está prejudicando seu desempenho em treino e aumentando o tempo necessário para sua recuperação, sem falar de outros problemas que podem ser causados pela falta de hidratação adequada.
Meu regime é de dois a três litros de água ao longo do dia. Vale aquela xícara de chá, mas os nutricionistas alertam que a maior parte deve ser da boa e velha água, geladinha ou fresca (quente não dá para encarar, não é?).
Eu recebi texto enviado pela nutricionista Regina Celia da Silva que destaca os benfícios da água: ela hidrata, lubrifica, controla de temperatura do corpo , transporta nutrientes, elimina toxinas , repõe energia, mantém a pele hidratada e transporta oxigênio e outros nutrientes essenciais para suas células.
Em contrapartida, a falta de hidratação adequada pode provocar, segundo o texto que recebi, “desvitalização dos cabelos; distúrbios de concentração; sono e memória, com perda da disposição para realização das atividades diárias, em virtude da circulação cerebral por baixa quantidade de água que faz o sangue ficar mais "viscoso" e "grosso", de circulação mais lenta; conjuntivites; sinusites; bronquites; pneumonias; constipação e por vezes, sangramento retal (devido a fezes ressecadas, endurecidas que lesam o tecido intestinal ao moverem-se em seu interior); impotência ou disfunções eréteis; no caso das mulheres, sangramentos vaginais.”
Durante a corrida ou mesmo treinos, eu costumo beber água a cada 30 minutos mais ou menos; se estou numa corrida, bebo em cada posto de água, dando pelo menos uns três goles. Com o calor, esses intervalos podem ser até menores.
Para verificar se a ingesta de água está adequada, uma forma é observar a cor da urina, que deve ser incolor. Quanto mais forte o tom, maior a indicação de falta de hidratação.
Os benefícios da água, além das funções que já citei antes, também são muitos. De alguns, eu nem suspeitava. Por exemplo: az água ajuda a emagrecer. A explicação da nutricionistas é a seguinte: “Isso acontece principalmente quando ela é consumida junto com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia. Em contato com a água, as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade. A água também pode “enganar” temporariamente o estômago com sua presença, mas, como ela não sofre digestão e absorção, essa sensação passa rapidamente e a fome reaparece”.http://rodolfolucena.folha.blog.uol.com.br/
Oi Inessa,
ResponderExcluirEssas informações são muito úteis.Gostei.
Bj,
Lylia
Legal né?
ResponderExcluirEu tenho que ficar me policiando por que nao gosto de tomar água, mas preciso!!
bjo
Inessa