background

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Agua !

Olha que legal este texto do Rodolfo Lucena sobre hidratação!
Muito importante para atletas e não atletas!

Não se esqueçam de se hidratar!!


Não se esqueça de beber água, correndo ou não

Treinadores, nutricionistas e médicos são pródigos em recomendar ao corredor a ingestão de bastante água, mas nem sempre a gente cumpre o prometido. As lides do dia a dia, o trabalho, as precoupações fazem com que a gente acabe esquecendo de ir até o bebedouro ou de encher a garrafinha mais uma vez.
Ao fazer isso, o corredor está prejudicando seu desempenho em treino e aumentando o tempo necessário para sua recuperação, sem falar de outros problemas que podem ser causados pela falta de hidratação adequada.
Meu regime é de dois a três litros de água ao longo do dia. Vale aquela xícara de chá, mas os nutricionistas alertam que a maior parte deve ser da boa e velha água, geladinha ou fresca (quente não dá para encarar, não é?).
Eu recebi texto enviado pela nutricionista Regina Celia da Silva que destaca os benfícios da água: ela hidrata, lubrifica, controla de temperatura do corpo , transporta nutrientes, elimina toxinas , repõe energia, mantém a pele hidratada e transporta oxigênio e outros nutrientes essenciais para suas células.
Em contrapartida, a falta de hidratação adequada pode provocar, segundo o texto que recebi, “desvitalização dos cabelos; distúrbios de concentração; sono e memória, com perda da disposição para realização das atividades diárias, em virtude da circulação cerebral por baixa quantidade de água que faz o sangue ficar mais "viscoso" e "grosso", de circulação mais lenta; conjuntivites; sinusites; bronquites; pneumonias; constipação e por vezes, sangramento retal (devido a fezes ressecadas, endurecidas que lesam o tecido intestinal ao moverem-se em seu interior); impotência ou disfunções eréteis; no caso das mulheres, sangramentos vaginais.”

Durante a corrida ou mesmo treinos, eu costumo beber água a cada 30 minutos mais ou menos; se estou numa corrida, bebo em cada posto de água, dando pelo menos uns três goles. Com o calor, esses intervalos podem ser até menores.

Para verificar se a ingesta de água está adequada, uma forma é observar a cor da urina, que deve ser incolor. Quanto mais forte o tom, maior a indicação de falta de hidratação.

Os benefícios da água, além das funções que já citei antes, também são muitos. De alguns, eu nem suspeitava. Por exemplo: az água ajuda a emagrecer. A explicação da nutricionistas é a seguinte: “Isso acontece principalmente quando ela é consumida junto com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia. Em contato com a água, as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade. A água também pode “enganar” temporariamente o estômago com sua presença, mas, como ela não sofre digestão e absorção, essa sensação passa rapidamente e a fome reaparece”.http://rodolfolucena.folha.blog.uol.com.br/

2 comentários:

  1. Oi Inessa,
    Essas informações são muito úteis.Gostei.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Legal né?
    Eu tenho que ficar me policiando por que nao gosto de tomar água, mas preciso!!
    bjo
    Inessa

    ResponderExcluir

Leia estes aqui também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...