background

terça-feira, 10 de julho de 2012

Beijing parte 4 - Templo do Céu e o bairro novo Sanlitun

Continuando nosso tour por Beijing, demos uma passadinha no Templo do Ceu.
Este templo era utilizado para agradecer aos céus pelas boa colheitas. A torre central com arquitetura deferenciada , arredondada, e com o telhado pintado em azul simbolizando o céu. 

Não vemos em outro lugar o telhado nesse tom, dando a devida importancia para este templo. 
Este parque é bem grande, mas nos atemos a ficar na parte principal devido ao passeio ser curto. O dia estava maravilhosamente claro, dia atipico em Beijing sempre poluida.


eu não escapo das escadarias!


como é ornamentado em pinturas e estrutura em madeira toda em encaixes, sem a utilização de pregos!


pintura de caracteres com água

um jardim com vasinhos! ótima ideia 
No final do dia, o onibus nos deixou no hotel e aproveitamos para passear pela cidade do melhor modo: pegando transportes publicos e enfrentando momentos de rush! Pegamos o metrô as 17h, para o bairro moderno e jovem Sanlitun.

Nada se compara com o metrô de Beijing: muito mais concentrado de gente nos momentos de rush em plena Sé e outras estações centrais de São Paulo, mas mais impressionante mesmo é a organização do pessoal de lá. As pessoas não se trombam e todos andam em filas sem querer um derrubar o outro porque está com mais pressa ou atrasado.

O governo dá prioridade para o transporte: onibus e metro com preços ridiculamente barato: 50 centavos do real! Isso para frear o constante aumento de carros nas ruas. Com preços super baixos cada vez mais os chineses estão comprando carros particulares e lotando ruas e avenidas. Isso já posso dizer que está um inferno, já que adentrando a cidade no finalzinho da tarde voltando dos passeios de onibus, chegamos a demorar quase 1 hora para chegar ao hotel !!
  
metrô no rush

rush do transito, como em São Paulo lá também tem
A imagem acima foi tirada de uma passarela que dá acesso ao bairro de Sanlitun que abriga muitas lojas internacionais carissimas, bares e restaurantes de comida internacional. Ao lado dele localizam-se as embaixadas internacionais. A vida noturna é muito intensa por ali, muitos jovens bem vestidos aparecem para "badalar". Muitos estrangeiros vão para um Happy Hour após o expediente.


umas das entradas de Sanlitun
Aproveitamos para conhecer um restaurante com comida yunnan Middle 8th. Diga-se apimentadissima, mas deliciosa.
O lugar tem uma "pegada" moderna. O cardapio é bem explicativo com muitas fotos e em inglês. Tem muitas opções e confesso que demorei quase 20 minutos para escolher algo, para desespero do marido que estava morto de fome e bem ranzinza... e chegue cedo porque costuma lotar.




Escolhemos algo com frango, porco e tofu. Agridoce e muito apimentado! Olha só a cor do prato:


Pedimos também uma cumbuca com arroz, edamame e legumes. Delicioso


Salada basica...

Limonada gasosa


E o melhor: enguia megapicante agridoce! A carne derretia e não conseguimos comer tudo devido a quantidade farta de comida.


O serviço é bem rapido. Foi dificil a comunicação, pois não entendiam ingles. O jeito foi apontar as coisas no cardápio...foi mais um jantar barato que gastamos aproximadamente 20 reais cada. Pelo nivel da comida/restaurante, em São Paulo, gastariamos uns 50 reais cada um.

entrada
Dica valiosa: Se estiver hospedado na região onde ficamos ( Wangfujing - distrito comercial ) e for pegar um taxi para voltar, não diga que é para este bairro, os taxistas irão recusar ( todos! ) em te levar de volta ao hotel. Vá com um papel com anotação do endereço do hotel e mostre a eles. Tivemos que voltar de metrô, tudo que menos queríamos de noite e com risco de encontra-lo fechado! Os taxis em Beijing são bem baratos e muitas vezes vale a pena pegá-los.

2 comentários:

  1. Inessa, seu marido me pareceu igual ao meu quando está com fome! rsss Mas os pratos escolhidos me pareceram deliciosos. Esse frango apimentado deve ser ótimo para comer com gohan!
    Aquela construção sem pregos deve ser linda de perto! Tem um templo em Kyoto que tbm foi construído dessa forma. Como os antigos eram inteligentes!
    Bjss e bom domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe acho que os homens são todos iguais mesmo, Akemi! :))
      Fiquei maravilhada com os templos, as coisas antigas eram feitas para durar, hoje em dia tudo parece ser descartável ne?
      Bjos e boa semana!

      Excluir

Leia estes aqui também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...