background

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Rabada ao meu estilo

Este é uma das coisas que o marido gosta bastante. Infelizmente nao posso fazer sempre que tenho vontade porque é bem forte, preciso controlar na alimentação daqui de casa, pois sou atleta né ? =)
Enfim, de vez em quando a nutri me libera, afinal ninguém é de ferro.

Nesta minha versão, procuro tirar bastante gordura antes de cozinhar a carne. Já ví receitas que aferventam a carne e depois jogam a água do cozimento fora. Não fica bom, porque boa parte do gostinho da carne vai embora no caldo e não é isso que queremos certo? Então o melhor mesmo é retirar a gordura o maximo que conseguir na faca mesmo. No final da receita, ensino como enxugar mais ainda a gordura sem tirar o sabor da carne.

Rabada:
- 1,5kg  de rabada ( escolha ossinhos com bastante carne )
- 3 batatas medias descascadas e em cubos medios
- 3 colheres de sopa de oleo ou azeite
- 1 cenoura grande em rodelas grossas
- 2 dentes de alho espremidos
- 1 cebola media picadinha
- cheiro verde a gosto
- sal a gosto
- 500ml de vinho tinto
- pimenta do reino moida na hora a gosto
- agua fervente o quanto baste para quase cobrir toda a carne

Procedimento:

Limpe a carne, retirando ao maximo a gordura com faca mesmo.



Numa panela de pressão ( de 4,5l para cima ), em fogo baixo refogue no óleo a cebola ate ficar murcha e dourada. Acrescente o alho e deixe dourar um pouco. Não deixe fritar muito tempo, pois o alho queimado deixara a carne com leve gosto amargo.



Sele a carne: coloque a carne para reforgar, aumentando o fogo para medio-forte, sempre mexendo para nao grudar. Quando ficar moreninho por fora acrescente o cheiro verde picadinho, deixe murchar e poderá ja acrescentar o vinho. Eu usei vinho branco mesmo, era o que tinha na geladeira!! Mas recomendo usar o tinto mesmo.

Mexa bem no fundo da panela para desprender aquela casquinha do sumo da carne que secou. Isto dará o gosto no caldo. Deixe o vinho ferver e complete com agua fervente até quase cobrir toda carne. Misture. Tampe a panela e deixe em fogo alto até começar chiar. Neste ponto abaixe para fogo medio e deixe por aproximadamente 40 minutos.




Como nem sempre temos sorte, pode ser que tenhamos comprado uma carne mais dura ( boi velho ! rs ), e precise deixar mais tempo no fogo.

Abra a tampa da panela apos deixar sair a pressão. A carne deve estar quase soltando do osso.
Acrescente as batatas e a cenoura e o sal, misture e deixe por mais 10 minutos. Se tiver quase sem caldo, coloque mais um pouco de agua.





Sirva com arroz ou polenta cremosa.

DICA: para enxugar mais ainda a gordura, separe a carne do molho. Num pote, coloque o molho e deixe esfriar. Coloque na geladeira e no dia seguinte retire a camada de gordura que ficar por cima.

Um comentário:

  1. Gostei... Estava procurando alguma receita que não retirasse o sabor da carne... Vou fazer... pois também sou atleta, sou bodyborder e surfista... Abraços...

    ResponderExcluir

Leia estes aqui também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...