background

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Lingua bovina ao vinho tinto

Muita gente não gosta de miúdos, mas esta receita que vou passar agora pode tirar uma parte da idéia que estas partes menos nobres não são gostosas.

Achava antes que por se tratar de uma parte musculosa do boi, não havia muita gordura entremeada ou era marmorizada como dizem os entendedores de carnes. Ledo engano! É uma carne bem marmorizada e quando pronta vê-se aquele caldo grosso e brilhante, deixando qualquer um salivando...

Pois é, de vez em quando eu preparo pro marido, pois as lombrigas dele reclamam tanto que meus ouvidos pedem pra ouvir um silencio após me render comprando esta peça de carne já limpa. Quando tenho tempo, compro a peça sem limpar ou melhor, sem tirar aquela parte epidélica superior, ughh, é feio que só, mas como sai um pouco mais em conta, bora limpar a carne ne?

O prato nao dá uma foto muito bonita, mas o sabor é muito bom!


Lingua bovina ao vinho tinto

- 1 lingua limpa fatiada em 1cm
- 1/2 cebola grande picada
- 2 dentes de alho ralados
- 1 xicara de vinho tinto
- 3 colheres de ketchup ou extrato de tomate
- 3 colheres de sopa de vinagre balsamico ou normal
- sal e pimenta a gosto

Numa panela de pressão, coloque a cebola, o alho e a carne juntas em fogo médio, deixe refogar e fritar. Você não precisara colocar óleo nenhum, pois a carne logo logo soltará sua gordura!
Assim que a carne ficar coradinha, coloque o vinho e o vinagre e deixe ferver.
Adicione agua até que se cubra as carnes.
Tempere com sal e pimenta e feche a panela.
Deixe de 20 a 30 minutos até que a carne fique macia.
Coloque o ketchup e misture. Veja o ponto do caldo, se quiser deixar mais grosso, deixe a panela semi-tampada e verifique o ponto de seu caldo.

Sirva com arroz, macarrão, polenta ou purê de batatas.

Um comentário:

  1. No Japão é uma iguaria e tão cara quanto parte partes mais nobres do boi mas eu sou do time que torce o nariz para miúdos! :p
    Mas acho que se fosse servido essa travessa para mim e ninguém dissesse nada eu atacaria porque esse molho bem grosso está tentador! Com um arroz branquinho... hummm!
    Bjss e bom final de semana!

    ResponderExcluir

Leia estes aqui também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget