background

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Iogurte caseiro de ameixa

Se é uma coisa que gosto muito muito profundamente hehe, é iogurte. Não pode faltar no café da manhã e na ceia noturna. Já faço a um bom tempo em casa e não me atrevo mais comprá-los industrializados. Não tem o mesmo sabor dos meus feitos em casa.

Nunca havia me atrevido a fazer de sabores diferentes, minto, já fiz com uma iogurteira antiga da minha mãe, aquela da Arno, redonda com 6 potes de vidro de tampa plástica bege. Quem se lembra? Era elétrica e podia-se escolher o tempo de fermentação. Usei para dar sabor, gelatinas de diversos sabores, mas fica aquele gosto de coisa artificial sabe? Não é legal...Esses últimos tempos tenho deixado de consumir muita coisa industrializada, tenho feito muita coisa em casa como pães e biscoitos.

Voltando ao assunto do iogurte, depois que vi neste blog diversas receitas de iogurte, resolvi testar algum sabor. Fiz meu primeiro natural com ameixa. E não é que ficou delicioso?

Ja publiquei uma receita de coalhada/iogurte por aqui.
O que fiz de diferente foi ferver bem o leite ( uns 10 minutos em fogo baixo ) com 150g de ameixa sem caroço. O leite vai reduzir um pouco e ficará com um leve tom marrom. As ameixas ficarão macias, "derretendo". Separar as ameixas e coar o leite com uma peneira fina para retirar a nata. Bater num recipiente as ameixas, o leite coado e o iogurte de base e deixar amornar. Coloquei 1 envelope de gelatina sem sabor preparando conforme as instruções, mas acho que da próxima vez não vou colocar nada, devido a pectina da própria ameixa.

Não precisa nem de açúcar!








3 comentários:

Leia estes aqui também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...