background

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Beijing parte 1 - Maratona da Muralha da China


Ola!
Finalmente consegui um tempo para poder escrever como foi a maratona.

Chegamos em Beijing 5 dias antes do dia da corrida, para podermos nos adaptar com o fuso e também poder conhecer Beijing. O pacote da maratona inclui passeios a pontos turisticos basicos como a Praça Celestial, Cidade Proibida, visita a fabrica/loja de cloisone ( vasos de cobre e pintura tipicas ), seda chinesa, inspeção na muralha para familiarização da corrida, entre outros. Se tiver interesse poderá conhecer melhor sobre os pacotes de corrida aqui.

Guia Tony e nossa turma do hotel


Praça Celestial




Cidade proibida



Templo do ceu


Fizemos o roteiro em sua maioria, mas adicionamos o passeio para a muralha que não era o mesmo da inspeção ( dia da visita do local onde se faz o trajeto da corrida ), mas para outro ponto dela, onde podiamos descer de tobogã!! Foi incrivel, pois além de podermos conhecer outro ponto de visitação da grande muralha, pudemos descer escorregando pelo tobogã por mais de 4 minutos! Uma experiencia muito diferente e recomendo se você tiver a oportunidade de poder visitar. 

tobogã!!



Vamos descer de toboga?
A preparaçao para a corrida começa 3 dias antes, tenho que me alimentar muito bem para gerar um estoque grande de carboidratos que será a energia vital para poder aguentar o "tranco". Assim, valorizei muita massa como os tradicionais baozis ou paezinhos chineses assados no vapor ou os guiozas junto a sopas. Este era basicamente meu café da manha juntamente com frutas e iogurte. Infelizmente não comi muitos pães, pois achei que lá a comida ocidental nao era boa. Cá entre nós, se estamos num pais diferente nada melhor que comer a comida tipica certo? Assim como quem vai a uma churrascaria argentina o melhor a pedir são carnes e não peixes…

Verduras refogadas, tsukemonos, castanhas, tofu

Baozis: o da direita salgado de cogumelos e o da esquerda recheado de anko
O dia da corrida começou as 3h30 da matina, tinhamos que sair assim cedo pois a muralha fica a 2h30 do centro de Beijing e temos que pegar estrada até lá. Assim, o hotel já deixou preparado nosso cafe da manha que veio em caixinhas bem recheadas. Tinha ovo cozido, fruta ( pera chinesa deliciosa e suculenta ), um sanduiche com presunto e manteiga ( que nao comi muito devido a presença da gordura, que não estou acostumada ), suco de laranja, croissants e chocolate. Tive que complementar com biscoito simples salgado para consumir sal, que é importante também para corridas de longa distancia. 

Turma brasileira e chilena

Cafe da manha in box






Lá chegando, fomos direcionados a grande praça de concentração dos atletas, a praça Yin Yan, onde tendas montadas e arquibancadas estavam para receber os corredores e acompanhantes, onde podia se ver familias com crianças! Tudo muito bem organizado e esquematizado. Nao podiamos esquecer os tickets de entrada, retirada de lanche pos corrida e para a massagem! Sim, esta foi uma das melhores ideias do pacote! O marido me acompanhou em todos os momentos, tirando muitas fotos e fazendo filminhos para não esquecermos de nenhum detalhe. 

Largamos em 3 ondas, a primeira da meia maratona, a segunda onda era dos maratonistas e a terceira do pessoal da corrida de 10k e 5k. Contagem regressiva e aquele friozinho na barriga esperando o que estava por vir. 
largada!!
Um tiro de espoleta marcou a largada! Correndo em ritmo leve no começo e curtindo a paisagem, fui aquecendo, mas não pensem que o começo foi algo facil: os primeiros 5k, são de subida braba! Haja folego e pernas, pois acabando esta subida posteriormente com paralelepipedos, começam as escadarias da muralha. Os degraus são de tamanhos variados e é quase impossivel de correr. Temos que ter paciencia e cuidado. Cada um tem seu ritmo e existem alguns trechos que fica impossivel de se ultrapassar os mais lentos. Forma-se uma fila indiana em plena descida ingreme e precisamos nos apoiar no corrimão para não cair no precipicio. Assim, subindo e descendo, pulando valetas e correndo rampas, é o trecho de quase 7km na muralha. Alias 3k e pouco na ida e outros 3k na volta! Mas a passagem pela muralha compensa pelo visual que temos, muitos corredores assim como eu não perdem a oportunidade de 

o 1o trecho marca aproximadamente 10km de corrida com o 1o trecho de muralha. O segundo é mais longo, onde passamos por entre vilarejos e a corrida é feita em asfalto, terra e pedras soltas. Muito me lembrou correr nas estradas de terra de sitios em São Paulo. Esta parte temos a presença das pessoas dos vilarejos que ficam assistindo a corrida e muitos deles dão incentivo, o que é muito bem vindo devido ao esforço da corrida. Muitas crianças ficam em filas, uma do lado da outra para pegar na mão dos corredores. Muitas delas estendem as mãos com flores, arbustos ou apenas as mão nuas apenas para nos tocar. Ouvimos Ni Hao a todo momento, ou hello, hi. Recebi flores de 4 meninas que ficaram super contentes de eu te-las pegado.

Primeiras escadas da muralha



É muito ingreme!

vilarejo

flores que ganhei


Talvez a parte que me deu mais desanimo foi o trecho de estrada em asfalto. Quase nada para se ver e muitos carros passando a todo momento, tinhamos que ter muita atenção. 
Chega a vez da segunda parte da muralha, recebo uma pulseira de borracha rosa para marcar a passagem e assim não haver furões tentando pular trechos da corrida! Depois de sofrer com calor e umidade, o segundo trecho da muralha pegou pesado. Praticamente todos os maratonistas estavam exaustos, e parecia quase impossivel de subir sem parar para beber agua e respirar um pouco a cada trecho. Eu mesma fiquei bem enjoada, assim que comecei a subir os degraus em terra. Pensei comigo mesma, será que vou conseguir? E fiquei pensando no pessoal todo que estava torcendo por mim no Brasil, de todo o treino feito com muito afinco e nenhum perdido, não poderia desistir! Assim, fui aos poucos de acordo com o ritmo do corpo, sem forçar a barra. Vi que nao era a unica e a cada trecho vencido fui me encorajando. Ao final da muralha o alivio: a subida do inicio virou a descida para o final e assim faltavam mais 5k para finalmente terminar.


Uma das piores partes da muralha da 2a parte foi esta. Muita gente apoiada nos muros passando mal.





A descida para mim é pior que a subida. Tenho que tomar muito cuidado para não forçar os joelhos. Fora a dor abdominal que já estava me dominando desde o inicio do segundo trecho! Alguns me passavam e gritavam vai Brasil, em ingles, e ficava mais divertido. Assim, fui indo e aos poucos fui adentrando a cidade. Viro a esquina para entrada da praça de concentração, e vejo a multidão de gente que havia terminado e dos acompanhantes, vou seguindo no trote até cruzar a chegada e receber a merecida medalha no meu pescoço! Que emoção!! Abraço meu marido e os dois dos brasileiros do hotel que ja haviam terminado a corrida. Fiquei extasiada e ainda não conseguia acreditar que tinha conseguido terminar! 5h47minutos foi meu tempo! Mais um desafio vencido!



O poder da Coca durante e pos corrida intensa: cafeina e açucar  = UP  de ânimos
Estomago embrulhado, so consegui beber uma coca geladinha! Melhor coisa…

Depois de descansar um pouco, peguei meu super lanche com iogurte para repor as energias e fui para a massagem de 20 minutos no corpo todo. E massagem das boas, forte como eu gosto! Nao tem coisa melhor?



Assim, partimos para o hotel, final de tarde inesquecivel…Qual será o proximo desafio?






9 comentários:

  1. Inessa, li seu relato emocionada, torcendo a cada etapa e sofrendo junto com as dificuldades e que felicidade ao ver vc cruzando a linha de chegada! Parabéns!!!!
    As fotos dos passeios tbm estão lindas e as comidas... hummmm! Esses bolinhos do vapor são uma delícia assim como a pera asiática, que saudades!!!
    Vou aguardar os próximos relatos e mais uma vez omedetou!!
    Bjs e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Arigatou Akemi!
    Realmente foi um sentimento mixto de alivio, dor, emoção,uma coisa inexplicavel! rs
    Aguarde mais relatos, muitas coisas para escrever!
    Bjos !

    ResponderExcluir
  3. Acompanho seu blog há pouco tempo, mas adoro os textos, as fotos, o que você conta sobre "correr", as comidas! ... muito bacana!
    Parabéns na maratona! Eu faço karatê kyokushin e nossos senseis dizem que a cabeça "domina" o corpo e se vc acha que não tem mais força alguma, vc tem o espírito.
    Um abraço,
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Adriana! Que bom que vem me visitar aqui no blog! obrigada!
      Super legal voce fazer karatê e com certeza seus senseis tem toda a razao quando dizem que a cabeça domina o corpo,pois quando estamos cansados mas muito concentrados no que estamos fazendo entramos num "transe" ou outro patamar que faz com que alcancemos aquilo que estamos querendo! Acho que com qualquer esporte é assim, é uma coisa muito louca não?
      Abraços!!
      Inessa

      Excluir
  4. Olá,

    Que experiência incrível correr na Muralha da China! Acho que deve ser inesquecível e emocionante. Parabéns.

    Abs,
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carlos, foi realmente uma coisa do outro mundo! Recomendo.

      Abs,
      Inessa

      Excluir
  5. Olá, Inessa! Muito bacana o seu relato. Estou pretendendo participar dessa maratona, agora, em 2013. Por isso, pesquisei aqui na net e encontrei o seu blog. Muito show. Seria possivel, a gente trocar umas idéias, pois quero muito ir para a Maratona da Muralha e quero saber se é tranquilo, quanto ao pacote que pretendo comprar. Meu email é andmello1@yahoo.com.br Se puder entrar em contato, agradeceria muito. Obrigado e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Inessa! Muito bacana o seu relato. Estou pretendendo participar dessa maratona, agora, em 2013. Por isso, pesquisei aqui na net e encontrei o seu blog. Muito show. Estou vendo se faço um pacote com uma agência de viagens. Vc me recomenda alguma? Pode me dizer se é uma viagem tranquila e organizada com relação ao evento? Desculpe, sabe dizer se existem grupos que saiam aqui do Brasil para participarem da maratona? Muito obrigado, desculpe pelas perguntas e parabéns pela aventura. É uma meta para mim. Fica com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Andre,
      Muito obrigada, já te respondi pelo email!
      Por favor qualquer duvida é só perguntar!
      Bons treinos!

      Excluir

Leia estes aqui também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...