background

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Carnaval em Porto Alegre - Dia 3

Terceiro dia: Bento Gonçalves! Ultimo dia de viagens de carro.

Mais uma vez uma aventura com o GPS, pra variar nos perdemos na entrada da cidade! Nem as placas indicavam direito o caminho, tivemos que nos socorrer com o Google maps do Iphone e com um mapinha que pegamos no centro de informações ao turista, na rodovia. Fora a ajuda dos que moravam pelo caminho, que foram muito gentis. Pessoal com sotaque forte alemão e aquele sotaque titpico do sul que eu adoro!

Pegamos aquele trajeto Caminho de Pedras, no qual ao longo dele podemos fazer várias paradas para apreciar os produtos coloniais e restaurantes. Gostei muito da Casa da Erva-Mate, onde mostra como fazem a erva para ser degustada no chimarrão.

Antes do passeio, paramos no restaurnate Nona Ludia. Outro tipico rodizio com galeto ótimo.

Casa onde fica o restaurante,construida em 1880, toda de pedra, linda.



Piem, o "recheio" do capeletti da sopa. 

Provolone frito e polenta frita. Salada de batata e ovo.

Saladinha de rúcula e tomate.

Nhoque de batata com molho de tomate, tava muito bom!


Das várias massas que tinha no rodízio, escolhi apenas este nhoque que pensei que estivesse com aquela massa dura cheia de farinha e que grudava no ceu da boca. Estava enganada: uma massa leve com batata mesmo! Estava muito boa! Pedi acompanhada de mais galeto e piem. Achei a picanha meio dura e a vitela meio salgada.

Pra terminar sagu com creme e chazinho de boldo.

Se não tivesse tão quente teríamos aproveitado bem mais o passeio, fora que algumas das casinhas não estavam abertas. Sugiro fazer a Rota do Vinho também, que não fizemos pois o pessoal tava querendo passar na Feira do Vinho ali perto, lá podem visitar vinícolas e degustar vinhos e comprar !

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Carnaval em Porto Alegre - Dia 2

Dia 2: a caminho de Gramado! 


E uma paradinha na outlet da Arezzo! Renovei meus sapatos com pares pela metade do preço das lojas! Muito bom! Novo endereço, na rodovia, mais facil acesso: BR 116, n. 6451.


Seguimos viagem depois de 1hora na loja escolhendo, escolhendo...coitado dos homens ( sogro,marido e cunhado ! ) tomaram cha de cadeira! Mas valeu a pena!!

Teve uma hora que eu me desliguei, devo ter dado uma cochilada e percebi que estavamos perdidos em uma estrada de terra, subindo e descendo e eu com fome e ficando enjoada...estavamos com o GPS Ton Ton, que dizem que é um dos melhores do mercado, mas ele só estava dando trabalho. Quem já usou sabe: a probabilidade de nos perdermos mesmo em cidade grande é alta! rs. E dai, demoramos mais de 1h30 pra chegar. 

Mas chegamos bem: logo na entrada da cidade paramos para encher a barriga, na galeteria Nonno Mio. Rodizio tipico gaucho com raizes italianas e alemãs, paga-se um preço e come-se a vontade!

Entrada

Suco de uva branco 
Sucão de uva tinto integral

Sopa de capeletti de frango. Se estão achando pouca massa, eu que pedi pra por pouquinho,  tem muito mais comida pra experimentar ne?
Salada de rucula e bacon e maionese de batatas sem ovo! Com leite e cenoura pra dar uma cor! Muito boa! Preciso descobrir a tecnica!

Polenta na chapa, massa com diversos molhos e galeto! 

Sobremesa basica do sul: sagu no vinho tinto com creme!
Depois de tanto comer, é hora de dar uma pernada por ai. O calor de 36° não tava dando muita tregua, mas aproveitamos pra conhecer um pouquinho o lugar.

Passamos numa loja da Linha Gambelo, com geleias, mel, produtos coloniais. O mais legal era os fornos de cucas, pães e biscoitos! Muitos pra se escolher! Comprei uma com geleia de figo.

Produção em massa de cucas!

Fresquinhas

Como esse pessoal aguenta tanto calor?

Uia que massa bonita! Os palitos espetados indicam o sabor das cucas.

Biscoitinhos





afff que calor

Delicia de sombrinha!

Adoro esses pergolados com trepadeiras pendentes.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Shoga gari

Noite passada comecei fazer esta conserva de gengibre que amo. Alias, não sei porque, gosto das coisas que estimulam o metabolismo (que já esta acelerado devido ao treino da maratona), como gengibre e canela...

Fiz em torno de 400g de gengibre novinho, que comprei no Ceasagesp
Raspei a casca com um descascador de legumes, passando bem de leve pra não arrancar parte da "polpa". Minha avó raspa a casca com uma faca, mas hoje eu não estava com paciencia! Queria fazer rapidinho pra poder descansar jogada no sofá...estes treinos e meus dias de trabalho tem sido bem exaustos.

Enfim, feito isso, coloquei 1 colher de cha de sal e misturei com cuidado para não quebrar as fatias finas. Deixar uma noite. No dia seguinte, escorra bem, mas não esprema. Juntar vinagre com açucar  ferva até dissolve-lo. Despeje quente sobre o shoga num frasco de vidro e tampe. Deixe assim durante alguns dias para curtir.

As vezes faço com adoçante no lugar do açucar, adoçando como preferir. Não sei o quanto dura, pois acabam antes de começar a estragar!

Aqui acompanhando meu jantarzinho: salmão teriaki com gohan quentinho.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Carnaval em Porto Alegre - Dia 1

Eu o marido e familia dele, passamos nosso carnaval em POA, ou Porto Alegre.
Esta é minha terceira vez em terras gauchas e nunca vi o sul tão quente, abafado e úmido!

A viagem começa com o almoço do aviao. A TAM, é uma das unicas empresas que ainda servem alguma refeição durante o voo. Como era horario de almoço, teve ravioli com recheio de frango e queijo, tava bom, mas nada se compara...



Com meu obentô, que mamis preparou pra mim! Nesse dia tinha treinado 30k na USP, com direito a muitas subidas e descidas e merecia comer algo substancioso com muitos nutrientes para minha recuperação e nada melhor que uma comidinha caseira!

Macarrão com molho de legumes e sardinha escabeche da mamis salvou meu almoço  no avião! A saladinha não aparece na foto, já esta na minha barriga! 

Ficamos na regiao central de POA, perto do parque Farroupilha, onde no ultimo dia dei uma corridinha de 13k. Não me atrevi a correr na orla do rio Guaiba, tava muito quente e sol...lá infelizmente não tem arvores para ajudar...

No primeiro dia, aproveitamos para conhecer POA. Fizemos um tour de carro mesmo e paramos no mercado central para dar uma espiada. O que me impressionou foi a quantidade de lojinhas que vendiam suplementos alimentares para aumentar a massa muscular, BCAA, glutamina, maltodextrina...alem de produtos integrais. Não  se compara com o mercado de São Paulo, onde achamos muitas variedades de frutas, este de Porto Alegre é menorzinho. E para driblar o calor, paramos para um sorvete com salada de frutas. Esta lanchonete é das antigas, lembra muito interior com aqueles sorvetes em taças de vidro e tijelinhas de inox. O carro chefe são as saladas de frutas com sorvetes, super bem servidos, com sorvete escorrendo pela taça!








Pedimos frutas com sorvete de milho natural. Tava bom, faz tempo que não provava um sorvete de milho com esse gostinho.

Proxima parada, o jantar.





Pelas fotos, parece bom né? Mas infelizmente não tava não....
A fome de todos era tanta que acabamos parando neste restaurante de parrilla estilo uruguaio. Na verdade o sogro queria ir num lugar indicado por um amigo, mas não estavamos achando, mesmo usando o GPS Ton Ton, que deu muito trabalho!! Mais pra frente conto melhor os "causos".

No cardapio, carnes reinam. Feitas em grelha tipica, como viram na foto, podem chegar na mesa na tabua ou no rechaud. Acompanhava pão com alho, gorgonzola e batata com creme de roquefort. Tudo muito brilhante de óleo e muito pesado, além de algumas peças estarem duras e salgadas demais.

E por favor não peçam salada. Não tirei fotos, mesmo por que ninguem precisa ver terra entre as folhagens ne? urght. Tivemos que pedir outra, sem folhas, somente com tomates, cenoura e beterraba ralada.

E a noite acabou assim...mas tem mais amanha!

Presentes da Isa

Isadora, minha amiga de faculdade, me presenteou com produtos da terrinha dela:



Este arroz é tipico de Minnesota, o estado americano onde ela esta morando! Olha só que chique, arroz selavagem!

Ali atrás é o xarope de agave organico, um otimo adoçante natural proveniente da agave, a mesma planta que se faz a tequila! Dizem que este xarope é de baixo indice glicemico, isto é, não dá aqueles altos pico de glicose no sangue, sendo aos poucos absorvido pelo organismo. Uma delicia com abacate, gotinhas de limão e cacau um pó!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A saga dos pães de mel

Agora pouquinho fui pegar minha encomenda nos correios.
O sedex que a querida Akemi, do blog Pecado da Gula, me mandou continha uma porção de deliciosos pães de mel para minha degustação! 
Era pra ter chegado ontem, mas infelizmente ficou retido no correio perto de casa. Com o localizador, consegui ver que estava lá esperando para que sua dona fosse pegar! 
Fiquei super preocupada desde ontem quando chequei pelo site que estava lá. 

Hoje cedinho durante a corrida no Ibira, não parei de pensar, aiai vai estragar, preciso pegar logo! 
Cheguei em casa a tempo do marido me esperar pela carona ao trabalho e fomos os dois correndo para os correios! Chegando lá um moço muito solicito me atendeu e disse que dependendo do horario, o sedex poderia ter voltado ao remetente! Ai Jesus!!! E foi procurar a caixinha pra mim....10 minutos depois chega com a pequena nas mãos...ufa...e contente voltei pro carro onde o Beto me aguardava. E ai???
Tá aqui ó:



Olha só como a Akemi é caprichosa! Numa caixinha de isopor e ainda numa embalagem super meiga! Amei!

Não consegui por Deus virar esta foto. Sei la, as vezes da pau e a gente não consegue entender...
Olha só o capricho, até dentro da caixinha as delicias são bem acomodadas!

Nunca vi um pão de mel assim, com decorativo em relevo!
E a melhor parte, não pude deixar de provar na hora ainda no carro:

Yummmie!


Meu deus que delicia! Molhadinho e super recheado! Chocolate de primeira! Adorei Akemi!
Obrigada!!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Macarrão gelado - que calorrrr !!!

Está um calor terrivel esses dias. De noite as coisas são piores ainda, por que em casa não tem ar condicionado. Prefiro até ficar no escritorio mais tempo pra ficar no ar condicionado, no geladinho...mas para tentar amenizar uma parte do calorão, tente fazer este macarrão japonês para estes dias quentes. Eu sinto menos fome, e esta receita leve não pesa em nada no estômago, além de ser bem nutritiva.Faça o caldo no dia anterior, pra ficar bem geladinho.

Perfeita para ser comido antes de um treino forte, devido ao carboidrato do macarrão. Sugiro acompanhar uma omelete japonesa ( que nao fiz, porque acabaram os ovos em casa!) ou lombo de porco em tiras fininhas e grelhados na frigideira com um pouco que óleo de gergelim e misô. Eu comi com peito de frango que tinha em casa, daqueles frangos de "TV de cachorro" hehe :) e saladinha caprichada.



Sobá gelado


- 250g de macarrão de trigo sarraceno ou sobá
- 500ml de agua
- 3 shiitakes desidratados
- 1 colher de sopa generosa de hondashi
- 150ml aprox. de shoyu
- 1 tira de aprox. 2x5cm de alga kombu
- 1 punhado de alga wakame picada desidratada


Hidrate na água os cogumelos e a kombu. Deixe alguns minutos.
Ferva em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos até que desprenda um cheirinho de alga. Deixe esfriar. Acrescente shoyu e wakame e hodashi. Misture bem até dissolvê-lo.
Deixe em geladeira de um dia pro outro.


Prepare o macarrão conforme as instruções da embalagem. Assim que cozinharem, jogue em água gelada e mexa com as mãos até que todos os fios fiquem geladinhos. Retire da agua e deixe escorrendo. Sirva com o molho geladinho!









quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Restaurante Coreano Sashimi do Mar

Visitamos mais um restaurante coreano lá do Bom Retiro, no sábado passado.
Como todos os restaurantes coreanos, recebemos os acompanhamentos primeiro na mesa. Fermentados e conservas picantissimas. Para acelerar ainda mais meu metabolismo acelerado pelos treinos fortes da maratona! 

Os acompanhamentos picantissimos e deliciosos.
O marido pediu este caldo potente de osso de boi e carne desfiada. Acho que pra ele foi pouco, era perfeito pra mim! No caldo ainda tinha harusame ( macarrão de feijão verde ), cebolinha, pimenta ( pra variar ), ovo e algo que não identifiquei, parecia uma alga diferente. Veio borbulhando na mesa!!


Eu pedi algo mais leve: salada com sashimi de tilápia e salmão. Em baixo de tudo tinha um molho a base de óleo de gergelim. Acompanhou arroz e missoshiro.


Para finalizar a refeição: refresco de arroz Sikhye, uma delicia, docinho na medida e refrescante. É uma bebida tipica feita de arroz e malte, bom digestivo. Depois de toda pimenta ne? 

Sikhye

Leia estes aqui também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget