background

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Restaurante Baden Baden

Este final de semana estive em Campos do Jordão, um município paulista, considerado estancia climatica e cidade conhecida por ser a "suiça brasileira". Com arquitetura que imita a europeia, muito da Suiça e Alemanha e o clima friozinho tipico, fazem desta cidade pitoresca um lugarzinho pra curtir junto com seu par!

Eu gosto de comer no restaurante do Baden Baden, famosa cervejaria. O que muitos não sabem, é que esta cervejaria não tem somente aquelas mesinhas badaladas no piso térreo, entrando no restaurante propriamente dito, temos mais 2 andares de grandes e espaçosos salões, com muitas mesas. Eu, particularmente, prefiro ficar nos salões, mais reservados e mais confortáveis.

O cardapio tem aqueles pratos tipicos e basicos de cidades de montanha, com trutas e salmões. Mas deste restaurante, podemos encontrar pratos alemães também. Porções para 1 ou duas pessoas, bem servido!

Pedimos o de sempre: Chucrute garni, que no cardápio diz que é para 2 pessoas, mas dá facilmente para 3 ou 4 pessoas! Peça uma guarição de arroz ou salada de batata para complementar os carboidratos, pois o prato só vem acompanhado de 2 batatas! Como não gosto de comer muito à noite, uma batata pra cada um estava de bom tamanho e pedimos para acompanhar, seleta de legumes salteados com pouco oleo.



Saca só que generoso

4 linguiças, chucrute, 1 bisteca, 2 batatas cozidas e eisben ( joelho de porco ) cozido
Como eu e o Beto não bebemos, o marido pediu um suquinho de melancia. 

Para sobremesa, passamos em um outro restaurante tradicional, de comida alemã o Bia Kaffee. Da ultima vez que fomos lá, pedimos um chucrute garni também, mas não chega a qualidade do Baden. Também não é tão bem servido e é mais caro. Agora que mudou recentemente de dono, vamos esperar que a porção fique um pouco mais generosa. Como me disse o novo dono, o cardápio terá novos pratos alemães, entradas e novas sopas. Humm assim fica melhor ne?

Peça de sobremesa o apfelstrudel. Desta vez estava fresquinho, massa leve e crocante com recheio doce na medida certa e cheio de canela! A-M-O! 

Strudel de maçã



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Corrida vertical

Hoje participei de uma corrida bem diferente aqui em São Paulo, a Corrida Vertical em que subi os 24 andares do Edificio da Editora Abril. Esta corrida faz parte do Mundial do Circuito Vertical . Ainda não sairam os resultados da prova, mas acredito que eu tenha feito em uns 4 minutos os 545 degraus.

A largada da minha bateria, a decima, foi tranquila. A prova foi muito bem organizada e com as baterias, não havia aquele corre corre com empurra empurra como podemos observar na corrida do Empire State, nos Estados Unidos.

Foi um bom treino pra maratona!

Na fila pra pegar o kit da corrida, com a regata da prova, que tinha o numero impresso na própria.

O edificio!

Ebaa, terminei em terceiro lugar da minha bateria!

Depois do esforcinho, um almoço no Restaurante Hiro do shopping Eldorado. Vai um teishoku de anchova? Humm

Outro close, o croquete de carne tava bom demais

Teppan de meka com misô do Beto, com macarrão e legumes. Ainda acompanhava gohan e otsuke ( missoshiro ).


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Restaurante Moinho de Pedra

Esta é a segunda vez que vou a este restaurante vegetariano ( ovo-lacto ) da chef Tatiana Cardoso.
Como a muitos dos restaurantes naturais ou vegetarianos daqui de São Paulo, há um lojinha com produtos naturais.

No cardápio, sempre duas opções de prato quente e entrada. eu escolhi a primeira e o Beto, meio prato ( massa ) e uma torta de palmito. Eu queria experimentar tudo, mas lá é a la carte! :(

Entrada

Lojinha de produtos naturais e mais na frente a entrada com o café

Balcão de pedidos e cozinha aberta

Entradas; tortas diversas maravilhosas.
Como voces podem ver na foto acima, as tortas salgadas maravilhosas do dia! Hummm, tinha de palmito, queijo e legumes. Pasteis integrais e samosas assadas ao lado. A saladinha veio com alface, rucula, tomatinhos cereja, abacaxi em cubinhos, cenoura ralada, broto de alfafa e rabanete ralado.

Balcão de saladinha organica no bowl, acompanha molho delicinha de mostarda e mel.
Balcão das sobremesas! hummm
Não pedimos a sobremesa desta vez, minha nutri não deixa ! rs
Como é dificil seguir a dieta direitinho, mas faz parte pra maratona ne?
As opções eram variadas e realmente tentadoras; bolos e tortas de chocolate, strudel de maçã, salada de frutas, cheese cake de laranja, torta de banana, musse de iogurte...

Meu prato, amei a quiche de tofu!  
 Os pratos pegamos lá no balcão mesmo, que as moças montam na hora pra gente.

Torta de palmito, maravilhosa e bem cremosa

Prato do Beto: Lasanha de beringela, molho de tomate no ponto quase sem acidez.
Restaurante Moinho de Pedra

Rua Francisco de Moraes, 227
Chácara Santo Antônio
São Paulo - SP

Telefone: (11) 5181-0581

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Frango com jiló e cúrcuma

Minha nutri veio em casa para avaliação nutricional. O esquema dela é diferente, é funcional.
Fiz uma batelada de exame de sangue, tirei quase 200ml para verificar muitas vitaminas, hormonios etc e vimos que muito pelo grande esforço dos treinos, muitas vitaminas estão em seu limite normal minimo.

Tenho que suplementar com vitaminas e proteinas em forma de capsulas e shakes de proteinas misturados com suco de frutas. Um dos "remedios" naturais que ela me passou para tomar todos os dias no café da manha é uma mistura de dois dedinhos de suco de uva organico e integral com 1 colherinha de cha de cúrcuma.
Eca. Já imaginaram o gosto horrivel? Afe...perguntei a ela se deviam ser tomados juntos, se um potencializava o outro e felizmente posso tomar somente o suco e usar a cúrcuma como tempero de meus pratos.

A cúrcuma protege o figado e é antioxidante, o que pra mim é muito bom devido aos treinos puxados que me consomem...

Abaixo uma receita que fiz ontem rapidamente:

Frango com jiló e cúrcuma 


- 500g de sobrecoxas sem osso, pele e gordura
- 1/2 cebola fatiada
- 1 colher de sobremesa de curcuma em pó
- 300g de jilo em rodelas finas
- um fio de azeite
- sal a gosto

Numa frigideira antiaderente, grelhar o frango até dourar, com um fio de azeite. Adicione os jilos fatiados e as cebolas, a cúrcuma e o sal , refogue até ficarem macios. Se faltar um pouco de água, pingue aos poucos.

Agora sim, cúrcuma no seu devido lugar! rs

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Restaurante Waka

Fomos no primeiro sabado do ano no restaurante Waka, indicado no blog do Marcelo Katsuki. Estavamos passando perto da região da Paulista e ja era noitinha quando lembrei do post.

Bom e barato comemos uma comidinha bem caseira, lembrando comida da vovó.

Infelizmente nesse dia, o unico peixe do restaurante era salmão. Como era inicio do ano, os fornecedores ainda estavam voltando aos poucos na rotina.

Queria muito comer aquele teishoku do blog, o de anchova, mas vou ter que voltar outro dia, assim como o sorvete de cha verde que estava em falta.

Pedimos de entrada, yakinasu, a beringela defumada que eu adoro; o bolinho de carne, que lembrava muito o tempero da minha avo materna, depois veio o tororô do Beto, nunca vi gostar tanto assim de puxa-puxa, eu gosto mas nem tanto, haja gohan pra acompanhar tudo! haha senão não como mais nada! É quase uma refeição, já que vem acompanhado de ovo ( carboidrato + proteina )

Depois foram chegando os acompanhamentos dos teishokus: Tsukemono, otsukê ( missohiru ), gohan, refogadinho de brocolis, guioza de porco com bastante carne. Pedi o teishoku de lombo de porco, estava muito macio e tenro, acompanhado de shimeji e moyashi. Já a alcatra do Beto, não estava tão macia assim, mas o tempero estava gostoso.



Yakinasu, beringela defumada com raspas de peixe


Entrada discreta numa galeria escondidinha

Tororô do Beto, pra comer com gohan quentinho

O famoso bolinho de carne, bom mesmo com uma casquinha crocante

Teishoku do Beto, de alcatra
Meu teishoku: lombo de porco e seus acompanhamentos


Restaurante Waka
Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 2050, loja 15
Tel.: 0/xx/11/3289-2901

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Nhoques de abobora cabotchá

Domingo fiz estes nhoques faceis de fazer, porém um pouco trabalhosos, conforme receita daqui.
Se tivesse aquela nhoqueira de plástico, seria uma mão na roda. Enfim, estava com tempo de sobra pra poder fazer com as colheres.

O diferencial do meu nhoque foi cozinhar a abóbora no microondas na potencia para batatas em cubos e deixa-las com casca, pois gosto delas. Processei a abóbora com o ovo e misturei esta massa com a farinha com uma colher de pau. Realmente a massa ficou um tanto mole para enrolar, mas como também não queria adicionar muita farinha fiz com as colheres.

Servi com um molho branco ralinho e alho-poró.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ano novo muito gordo!

A saga continua!

Mais uma vez atrasada, conto a orgia gastronomica que eu e Beto tivemos no ano novo...não me olhe assim, uma vez por ano pode ne? Aiai o que a Carol, minha nutri, mais dizer de mim....

Este ano a comilança foi no Baby Beef Rubayat da Faria Lima. Chegamos as 21h e fomos já pra nossa mesa reservadinha. O buffet já rolava solto desde as 20h. Sente só o drama:


Pra aquecer: salaminhos,paes de queijo, salmão,tomates assados, bolinhas de mussarela de búfala,abobrinhas no azeite e diversos pães que o garçom traz num cestão pra voce escolher.

Eu escolhi estes doies pães: um integral e outro com uvas passas.  Ao  fundo, os pães de queijo que adoro! 

Mais um close do antepasto.

Praqto de salada 1: destaque para o figo fresco com ricota de queijo de cabra e amendoas, tava muito bom! Coquetel de  lagostim, salmão defumado, gravlax de salmão, carpaccio, presunto pata negra...
Prato de salada 2: rosbife com raiz forte, coquetel de lagosta e camarão, ostra, "porchetta" de frango recheada, queijos diversos
Meu prato quente 1: lentilhas, pernil, lombo, salmão, bacalhau,paella e cordeiro. Destaque para aos trio de pures de ameixa, batata doce e castanha portuguesa.

Prato do Beto: filé de entrecote, filet mignon, cebolas assadas com balsâmico, batatas.

Meu prato 2: os grills : arroz negro, ostra gratinada com creme de brocolis, camarão,lagostim, pernil de porco, lulas e carré de cordeiro que estava divino de derrentendo...

Torta de santiago ( amendoas ), torta de pêra, torta de coco, rabanada, tarte tatin e damasco gigante


Crema catalana. Tinha também creme brulee, mas a diferença entre os dois era o doce de leite no brulee.

Mais doces: rabanada de um tipo de pudim que não identifiquei,; cheesecake de morango, torta de nozes dulcíssima; pudim musse de iogurte com calda de manga ( o melhor ), pudim de leite, quindim, folhado de creme e doce de leite e torta de chocolate meio amargo com muuuuitto choco!

Tudo estava em clima de restaurante, musica ao vivo, cada um em suas mesas comendo fartamente. Fomos super-bem servidos como sempre neste restaurante de ponta. 

Além de tudo isso, tinha para brindar o ano novo, taça de espumante. 
Café com belisquetes doces para finalizar.
E o vinho branco que escolhi, levamos para casa.
Saimos rolando...e da-lhe corrida no dia seguinte! 


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Knodel e goulash austriacos

Continuando a saga da comilança de final de ano, desculpem o atraso mais uma vez...os projetos tomam todo tempo!

Desta vez é sobre um prato tipico da Austria e Hungria que adoro de monte, goulash com knodel!
Foi durante as minhas ferias coletivas na praia, tava tão bom...

Roland disse que na Austria um bom prato de cozido é medido pelo sabor do caldo.
Ele adora fazer este prato, dá um certo trabalho pois o molho leva muitas cebolas e fica cozinhando com a carne até derreterem e formarem um caldo grosso e delicioso.

Para esta receita usou-se 1kg de alcatra e 1kg de cebola.

Praia nao é macarrão com atum nem pizza!



Paprica para condimentar o molho
O Knodel é uma massinha feita de ovos, farinha e agua. Deve ficar num ponto meio mole para pingar na agua quente. Quando subirem a tona, estão prontos. Como nhoque.
O utensilio abaixo é para fazer os nhoquinhos. Voce coloca a massa dentro do compartimento branco e vai "ralando" a massa. Assim, bem pratico.


Este é um goulash que comi em Praga, mais gordo e com caldo menos substancioso.
Detalhe na etiqueta que deixaram no pão! haha
A receita fica pra outra postagem, quando aprender a fazer este que comi!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Porquinho austriaco da sorte

Na Áustria é um costume presentear os amigos com docinhos de marzipã moldados em formato de porquinhos gordinhos e rosados significando muita fartura. Também é significado de sorte por lá a ferradura, o trevo de 4 folhas, sapo ( como no Japão ) e cogumelo, daqueles de historia em quadrinhos, vermelhinho com pintinhas brancas.

Estes 2 abaixo, ganhei! Foi feito pelo marido de uma tia minha que é austriaco e que faz todo ano pra toda familia! A massinha de marzipã, ele comprou já colorida e só precisou moldar em porquinhos! Como o Beto não gosta de marzipã, eu comi os dois! haha vou ter dupla sorte no ano!



Rabicozinhos!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Pao de aveia com kefir

Estou começando a cultivar kefir, ainda estou aprendendo a cuidar dele...por enquanto meu "bichinho" tem quase 1 mês e já dobrou de tamanho! Com esse calor que tem feito, ele se reproduz muito rapido. Assim que tiver com um tamanho bom, divulgo aqui para quem quiser doações.



Pão integral e kefir

- 125g farinha de centeio
- 250g farinha de aveia
- 125g farinha branca
- 1 pacotinho de fermento biologico seco
- 1/4 xicara de azeite
- 1/4 xicara de mel
- 250ml de kefir
- agua o quanto baste
- 1 colher sobremesa rasa de sal

Usei a batedeira com o batedor de gancho. Misturei as farinhas, abri uma cova e no centro coloquei os liquidos, o fermento e o sal. Misturei até que ficasse tudo incorporado, uns 10 minutos. A massa fica levemente pegajosa, talvez precise colocar um pouco de agua.
Enfarinhe um bowl e deixe a massa dobrar de volume.
Assim que dobrar de volume, tire o ar da massa com um soquinho e modele o pao como um rolinho. Coloque na assadeira de pao 10x25cm untada.
Asse por mais ou menos 40 minutos, até que ao dar batidas com as pontas dos dedos na base do pão, ouça um som oco.


Parece uma lagarta gorda! kkk
Cresceu bastante



Códea croncante! 


Leia estes aqui também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget